Pousada Tankamana - Itaipava / RJ


Por Marianne Teixeira

Não é de agora que sou muito fã deste lugar e faço dele meu cantinho particular para recarregar as energias!! Já fomos algumas vezes na Pousada Tankamana e desta vez escolhemos passar réveillon 2017-2018 lá, já que a pousada reabriu no dia 29/12/2017 depois de uma grande reforma.



Sobre a localização:

A aproximadamente 90 km da cidade do Rio de Janeiro encontra-se Itaipava, um bairro de Petrópolis e um refúgio na Região Serrana, onde há boa gastronomia e alguns locais que contam com o nome do bairro, como uma cervejaria aberta à visitação e o castelo medieval construído em 1920 (palco de muitos eventos na região).

Mas estou falando de refúgio, certo? Então, andamos mais uns 15 km e chegamos no Vale do Cuiabá, região tradicional no cultivo e produção orgânica de hortifrutis, queijos, geleias e trutas. Também conhecida pela presença de haras e alguns hotéis, pousadas e resorts que conservam o clima intimista do local.

E aí chegamos ao Tankamana! Um Eco Resort que possui 16 chalés de madeira bem confortáveis e com uma infra suficiente para você não sair da pousada durante todo o período que estiver por lá. Recentemente a pousada inteira passou por reformas, inclusive os quartos e a estrada de acesso, então está ainda melhor. Vamos por partes:

Chalés:

Com a reforma, os chalés mudaram completamente por dentro, estando mais confortáveis e modernos. Contam com frigobar, cama de casal grande, frigobar, taças para vinho, lareira, amenidades de banheiro Natura, chuveiro excepcional e alguns chalés têm banheira de hidro. Ah, todo dia pela manhã eles deixam o jornal na porta do chalé com um bilhetinho de Bom Dia! 

Desta última vez, ficamos no 15 que é bem em cima da queda d'água que forma uma piscina de água natural. Eu particularmente adoro o barulhinho da água caindo. Alguns fotos abaixo do chalé reformado:

Chalé 15





Gastronomia:

A pousada possui dois restaurantes, sendo um para café da manhã e outro para almoço, chá, lanche e janta. Além de qualquer opção do cardápio poder também ser servida tanto nos chalés, como em outro local da pousada, como nas piscinas, por exemplo.

O café no Tankamana é sem dúvidas um dos melhores que já experimentei em hotéis. Buffet livre servido até o último hóspede chegar, ou seja, se acordar 13h terá seu café a sua espera!! Todos os pães são orgânicos e maravilhosos, servidos em uma cestinha na mesa e com uma chapinha para mantê-los quentes. Destaco a torrada italiana que é divina. Além destes pães, eles oferecem a famosa torrada petrópolis que é levemente adocicada e pode ser recheada. Amo com ovo e queijo!! Suco, café, chá, saladas de frutas, geleias, tudo uma delícia. Separe um hora para tomar seu café ao som sempre de música clássica e com a simpatia da Cícera, que todas as vezes nos atendeu muito bem!

O café da manhã também é disponível para visitante. Em jan/18, o valor estava R$ 55,00 por pessoa e precisava agendar previamente. 


Área do café da manhã




Já no cardápio do restaurante, há risotos, trutas, fondue, carnes, sopas e sobremesas. Bem variado e servido. Uma coisa ótima no Tankamana é que você pode levar sua garrafa de bebida (vinho/champanhe/cerveja) e eles não cobram taxa de rolha, seja para uso no restaurante ou em qualquer outra instalação do hotel. Vale super a pena! Seguem algumas fotos das opções de comida:





Entrada da ceia de Réveillon


Lazer:

A pousada possui duas áreas com piscinas, sendo uma atualmente climatizada, com camas e próxima ao café da manhã. Nesta mesma área também há uma sala de massagem, que pode ser agendada a qualquer horário do dia, uma sauna seca, esteiras para corrida e uma sala de televisão.




 


A segunda piscina é de água natural, oriunda de um rio desviado que forma uma queda d'água. A água é bem fria, mas tem um 'quê': há uma sauna a vapor que sai nesta piscina, então basta ficar um pouco na sauna que a temperatura da piscina não será nenhum problema. Ainda nesta área também há um ofurô.




Na área da pousada ainda há duas opções de trilha, uma que leva para um mirante e outra para a mata.

Mirante

Para quem quiser assistir filmes fora do chalé, acima da recepção tem uma sala de cinema, que fica disponível a qualquer horário do dia e ainda tem uma pipoquinha.

Para finalizar sua hospedagem, eles ainda entregam no checkout algumas verduras colhidas na horta da pousada e você ainda leva um pedacinho do Tankamana para casa! 


Trajeto indicado pela pousada: Vindo pela BR-040 sentido Juiz de Fora, o acesso é feito no Km 62, em Itaipava. Após percorrer 4 km no interior da cidade, haverá uma placa indicando a estrada para Teresópolis e Vale do Cuiabá, à direita. Nesta estrada, serão percorridos mais 7,5 km até a entrada do Vale, à sua esquerda. Desta entrada até a Pousada, a distância total é de mais 10 km, e há placas indicando a direção a ser seguida ao longo de todo o percurso.


Este é meu cantinho particular, onde relaxo, descanso e recarrego as energias!! Vocês também têm algum? Conta pra gente!


Para mais informações:

 Pousada Tankamana



Comentários

Postagens mais visitadas