Salem: A cidade das bruxas | Bate e volta de Boston

Por Marianne Teixeira


Início de novembro de 2017, cheguei em Boston para um período de férias e estudos, e não podia deixar de conhecer Salem, que é tão pertinho e ainda possui uma história famosa. Já viram o filme "As bruxas de Salem"? Neste filme é retratado o porquê de Salem ter a fama até hoje de cidade das Bruxas. Vale a pena assistir, antes de visitar a cidade. Embora durante a visita seja relembrada a todo o momento a história.






Como ir de trem


Minha sugestão é que, a não ser que você tenha um carro à disposição, vá de trem. A viagem dura no máximo 30 minutos. O transporte em Boston é muito intuitivo. Bem sinalizado e com muitas linhas conectadas. Não há dificuldade em andar pela cidade. Explico melhor sobre o famoso T (ou MTBA) em outro post. 

O trem que vai para Salem parte da estação North Station. Então é preciso chegar até esta estação para poder comprar o ticket e embarcar para Salem. 

Localização da North Station

Percurso do trem: Boston - Salem

Ao chegar na North Station, seja por metrô, ônibus, carro, siga sempre em direção à linha roxa, chamada Commuter Rail, que se refere aos trens que saem da cidade para destinos mais longos e necessitam de tickets especiais (além dos passes do T). 

Próximo às máquinas que vendem tickets há informativos em folhas A4 escrito "Salem" e uma seta para o guichê. É bom saber que os trens que seguem para Salem podem ter como destino final Rockport ou Newburyport. No guichê você pode falar apenas que quer ir para Salem que eles te darão o ticket certo. 

Se for voltar no mesmo dia, compre o ticket ida e volta (round trip ticket). Em nov/17 este ticket custou $15. Fique de olho nos horários dos trens, tanto da ida quanto da volta. Através do APP ou do site da MTBA é possível consultar os horários antes de se programar para chegar à North Station.

Bilhete comprado, siga para a área de embarque e verifique nos telões gigantes qual é o próximo horário e a plataforma do seu trem. Agora é importante saber aqueles destinos finais que falei acima, pois não estará escrito Salem e sim o nome do destino final no telão. Veja qual dos dois será o primeiro a sair e fique de olho na plataforma e no horário.


Passeando por Salem

Assim que sair da estação de Salem, você já verá na rua uma faixa vermelha pintada no chão, chamada de Heritage Trail. A partir daí, você atravessará a rua (em direção a Washington St.) e poderá visitar todos os principais pontos turísticos seguindo esta faixa vermelha, que por sinal é comum por aqui (Boston também tem a sua). Em algum momento ela pode apagar um pouquinho ou se ramificar, mas fique tranquilo que não tem como se perder. 

Faixa vermelha levando aos pontos turísticos de Salem: Heritage Trail

Principais pontos turísticos:

  • Salem Witch Museum: este museu funciona como uma espécie de teatro, que narra a história da cidade e sua fama de Cidade das Bruxas. É um bom começo para entender melhor a história e iniciar seu tour.
    • Ingresso: $12 (adulto) e $9 (crianças entre 6 e 14 anos)
    • Horário: 10 - 17h (sendo no verão - Julho a Agosto - aberto até 19h)

Salem Witch Museum


  • The Witch House: É único prédio ainda em pé desde o século 17, época em que houve a caça às bruxas. Trata-se da antiga residência do juiz Jonathan Corwin, um dos principais investigadores responsáveis da época, onde 19 pessoas foram enforcadas por suspeita de envolvimento com feitiçaria e afins.

The Witch House


  • Estátua Bewitched em homenagem a atriz Elizabeth Montgomery que atuou como Samantha do seriado A Feiticeira.


  • Old Burying Point Cemetery: Por aqui é comum visitar cemitérios bem antigos, onde estão enterradas pessoas que participaram da história local.



  • Calçadão da Essex St. e ruas adjacentes: com váááárias lojas com artigos do tema bruxa!! Desde souvenir a poção mágica e consultas com jogos de cartas. Divertido caminhar por aqui!



Há alguns outros museus, inclusive de cera, que falam mais e mais sobre a história da cidade. Como passei apenas algumas horas, não tive tempo de visitar todos, mas circular por estes principais pontos já te darão uma grande noção do quanto a história triste do século 17 se transformou no ícone da cidade. Salem respira seu passado de forma muito interessante, não deixando de homenagear as vítimas da época. Embora seja uma história de morte e injustiça, a atmosfera da cidade é bem diferente, sendo extrovertida e instigante. 


Paradinha necessária para comer e beber:

Conhecemos apenas um local e demos sorte. 
Almoçamos no Murphy's Restaurant & Pub, localizado a 300 Derby St.

Samuel Adams
Salada Caesar com Steak Tips

Fish and chips














Para voltar para Boston, fique atento aos horários do trem (naquele mesmo site que mostrei anteriormente), pois, a medida que for ficando mais tarde, diminuiu o número de trens e consequentemente aumenta o intervalo entre eles. 

Outro ponto de atenção: a plataforma onde pegará seu trem de volta é a mesma que desceu na ida para Salem, só mudará a direção que o trem estará indo. E sempre que estivermos nos deslocando para o centro de Boston, lembre-se que estará escrito: inbound! 

Como na ida em North Station, em Salem também não terá catraca para inserir seu ticket antes de acessar a plataforma. Uma pessoa passará conferindo (e, no caso da volta, vendendo) o ticket durante o percurso do trem. Para você que comprou ida e volta, ganhará dois tickets diferentes.

Em qualquer época do ano, a cidade estará no clima de dia das bruxas, mas claro que próximo ao Halloween a festa é ainda maior!! Eu fui no dia 3/11 e ainda tinha gente andando fantasiado e casas decoradas com abóboras. Lá em Salem ouvi uma versão sobre a data e a comemoração que achei bem interessante: o Halloween, mais que tudo, celebra a liberdade religiosa e o respeito entre todas as religiões.


*********************************************************************************
PARCEIROS DE VIAGEM:

HOSPEDAGEM:
Booking.com



SEGURO VIAGEM | use o cupom: PROFISSAOTURISTA:
Banner 2

ALUGUEL DE CARROS:

ESTEJA SEMPRE CONECTADO:

*********************************************************************************

Comentários

Postagens mais visitadas