Visitando as Lagunas Escondidas de Baltinache no Atacama

Por Natália Góes


Este foi meu primeiro tour no Atacama e um dos que mais gostei. Ele é um ótimo tour para começar a explorar o Atacama já que está a 2.400 m de altitude, assim como a cidade de San Pedro de Atacama, e começar por passeios de grandes altitudes (acima dos 4000 m) podem causar algum mal estar em quem não está acostumado.

Uma das lagoas de sal - que azul <3


A equipe da FlaviaBia Expediciones chegou ao hotel pontualmente às 8h para me buscar (no geral todas as empresas oferecem uma janela de 30 minutos para buscar os clientes nos hotéis. Ex.: entre 08 e 08:30h) e seguimos para o destino em um grupo de 9 pessoas: 6 passageiros, 1 motorista (Pablo), 1 guia (Luis) e mais uma pessoa da equipe FlaviaBia (Bruna).

Viajamos em estrada de asfalto e estrada de terra durante cerca de 1h até chegar ao Parque. Durante o trajeto passamos entre duas cadeias de montanhas: Cordilheira do Sal e Cordilheira de Domeyko, em um local chamado de Llano de la Paciencia, até chegarmos às lagunas Escondidas de Baltinache. O passeio terminou cerca de 13h, após um coquetel servido junto a lagoa que mergulhamos.


Reserve seu hotel em San Pedro de Atacama sem custos adicionais usando este link.


Mergulhar com este visual é ainda mais incrível


O Local


O local é super bonito! Já na entrada compramos o ticket de acesso ao local. Em relação à estrutura, o local oferece banheiros e chuveiros para uma ducha após o mergulho nas lagoas. As lagoas são salgadas, e após o banho o corpo fica cheio de sal (por isso não é recomendável molhar cabelos e rosto, onde a pele é mais sensível).

Fizemos uma caminhada pela trilha para conhecer as lagoas; de todas que estão lá apenas 2 são liberadas para o banho: a primeira e a última. As demais são apenas para apreciar. E como são lindas!! O sal bem branco deixa o azul ainda mais turquesa!

Obs.: É super importante respeitar o espaço delimitado para a trilha e não acessar as áreas fora dela, assim como as lagoas onde o banho não está liberado. Fazendo isso estamos preservando a natureza e permitindo que mais pessoas possam apreciar a mesma beleza. Temos sempre que pensar que tudo que está ali levou milhões de anos para se formar; e pode ser destruído com um simples gesto sem pensar. ;)

Beleza ímpar das lagoas

Quanto mais avançavamos na trilha, mais azul ficava

Mais uma lagoa de sal

Adicionar legenda

Esta era a lagoa mais linda: o tom turquesa era único

Visual incrível!

Uma bela amostra de sal

Ao final da trilha pudemos escolher se nos banharíamos na última laguna ou na primeira, mas como a estrutura do coquetel oferecido pela FlaviaBia Expedições foi montada próxima a primeira, optei por voltar. A primeira também é mais próxima aos chuveiros; o sal que fica na pele após o banho incomoda um pouco. Então uma dica para quem quiser se banhar na última é levar um pouco de água doce para jogar no corpo após sair da lagoa.

A maior parte do grupo optou por tomar banho na primeira lagoa, próximo à estrutura do coquetel

Estrutura montada durante o passeio com FlaviaBia Expediciones

Coquetel já montado nos esperando :)
A água nestas lagoas não é quente; mas como depois das 10h o calor vem forte, acaba sendo uma delícia o banho na água mais geladinha. Depois dos primeiros 30 segundos na água você não estará achando ela fria.

Tivemos cerca de 1,5 hora para o banho e para o coquetel oferecido. No coquetel havia ceviche de camarão, espetinhos de camarão, espetinho de frango e torta salgada de frango. Também haviam frutas, vinho branco, refrigerante, água, suco e sobremesa! Tudo uma delícia!!!


Mais uma do mergulho

É imperdível ou não é?

Diferente do que alguns imaginam a água não é quente; mesmo assim o mergulho é delicioso

O coquetel prestes a começar, logo após o mergulho

Parte do grupo que fez o passeio comigo na água


Quanto custa


Entrada nas Lagunas Escondidas de Baltinache: $ 5.000 pesos chilenos (Fev/2017); há desconto para estudantes que apresentem carteira de estudante válida.

Tour Lagoas Escondidas com FlaviaBia Expediciones: $ 40.000 pesos chilenos (Fev/2017), incluindo o transporte hotel-excursão-hotel e o coquetel oferecido no local.

Nossa chegada com FlaviaBia Expediciones
Cordilheira de Domeyko refletida na lagoa que nos banhamos

O que levar


Fiz este tour em uma manhã de verão, entretanto cedo (antes das 09:30h) fazia um pouco de frio. É bom ir com casaco e calça leves. Se o passeio for feito durante a tarde, pode ser que o agasalho seja dispensável (na época que vistei fazia muito calor a tarde).

Recomendo levar também:

  • Ir com tênis ou botas para a caminhada na trilha (é uma caminhada bem leve)
  • Boné ou chapéu 
  • Óculos de sol 
  • Roupa de banho
  • Chinelo
  • Protetor solar
  • Câmera fotográfica
  • Água (1,5 a 2 litros)
  • Uma roupa leve para usar após o banho pode ser útil também (camiseta e shorts/Bermuda)

No tour com a FlaviaBia Expediciones eles levam um roupão para ser usado após o banho; então não levei toalha. Caso seu passeio seja por conta própria ou com outra agência, leve toalha também.

De boa na lagoa

Já depois do mergulho: isso branco no meu braço era sal

Roupão campeão fornecido pela FlaviaBia Expedições #AdoroSerVipNoAtacama


Sobre a empresa escolhida para este passeio


Minha experiência com a FlaviaBia Expediciones foi maravilhosa em todos os passeios que fiz com eles! Guias excelentes, motoristas experimentes, kit de primeiros socorros, pontualidade, boa comida e atendimento diferenciado são os pontos fortes. Os pontos de parada para visita e fotos também são administrados ao longo do passeio de maneira a evitar aglomerações com grupos de outras empresas, permitindo aproveitar ainda mais cada lugar. Eu super recomendo!

Entrei em contato com a Flavia ainda no Brasil e escolhi os tours que gostaria de fazer de acordo ao tempo que teria no Atacama. Paguei 15% do valor como sinal (em reais num deposito no Banco do Brasil) e o restante em pesos chilenos diretamente na agência FlaviaBia Expediciones no dia que cheguei em San Pedro de Atacama.

Para demonstrar o quanto gostei do serviço prestado, conversei com a Flávia, proprietária da empresa, e combinei que os leitores do blog, nossos seguidores no Instagram e Facebook terão desconto ao fechar seus passeios com ela. Não é demais? Para obter o desconto é só dizer que viram as referências da empresa FlaviaBia Expediciones aqui no Profissão Turista :)

Contato FlaviaBia Expediciones: contato@flaviabiaexpediciones.com

Foto panorâmica de uma das lagoas onde o banho é permitido



Comentários

Postagens mais visitadas