Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas (Salar de Talar), no Atacama

Por Natália Góes


Este foi meu segundo passeio no Atacama - e o meu predileto por lá, juntamente com o Vale da Lua. Os cenários são incríveis! Na minha opinião é um passeio imperdível!

Parece um quadro, mas eu juro que é de verdade: Piedras Rojas, Atacama


Salar de Talar


O tour começou cedo; as 07h o guia Fernando e o motorista Victor estavam passando pelo hotel para me pegar. Formamos um grupo pequeno de 8 pessoas: 6 visitantes, o guia e o motorista.

Durante o trajeto o Fernando contou várias histórias sobre o povo Lickan-antai, os incas, suas crenças e também explicou a formação dos Andes e de todos os locais que encontraríamos no caminho.


Reserve seu hotel em San Pedro de Atacama sem custos adicionais usando este link.


O Tour


Nossa primeira parada foi em Piedras Rojas (Salar de Talar), onde tomamos nosso café da manhã. Café, leite, chocolate, chás, pães, frios, barras de cereais e frutas no cardápio. E o visual de tirar o fôlego. Na laguna alguns flamingos para compor ainda melhor a paisagem. 😍

Primeira parada do passeio: nada mal, não é mesmo?

Todas as cores de Piedras Rojas

O vulcão ao fundo ajuda a compor ainda melhor a paisagem

Mais uma no paraíso: ao vivo a beleza é ainda maior que nas fotos

Nossa van estrategicamente parada para nosso café-da-manhã
Mesa preparada para o grupo, com direito a leite quentinho e café preparado na cefteira italiana

Nosso guia (Fernando, um amor) servindo parte do grupo

Eu tava tão encantada pelo local que nem queria tomar café..hehe
Salar de Talar
Mais uma do Salar de Talar


Durante todo o passeio vimos vários vulcões; são 159 vulcões ao longo das Cordilheira dos Andes; 90 no Chile e 7 próximos a San Pedro de Atacama.

Depois da parada mais longa em Piedras Rojas seguimos para Laguna Tuyacto, uma lagoa linda com muito sal branquinho em volta. Este ponto fica bem próximo à divisa entre Chile e Argentina. Fiquem atentos quando forem fechar seus passeios no Atacama porque nem todas as agencias levam nestes mesmos pontos. A Laguna Tuyacto, por exemplo, não é muito explorada nos passeios por lá, apesar de linda.

Um dos vulcões do caminho; a cor da vegetação vai mudando a medida que avançamos na altitude

O mesmo vulcão da foto anterior, agora em outra perspectiva; esta foi a estrada que percorremos

Laguna Tuyajto: contraste da agua bem azul com o sal bem branquinho

Laguna Tuyajto

Laguna Tuyajto
Laguna Tuyajto


Entre os animais que vimos no caminho estão flamingos, viscachas, vicuñas e ñandus.

Vicuñas no caminho - um macho alfa entre fêmeas e filhotes

Um dos filhotes mamando <3

Ñandus 

Viscachas - mais um bebe com sua mamãe


Depois seguimos para as Lagunas Altiplânicas, onde visitamos as lagunas Miñiques e Miscanti. Ao contrário dos demais pontos que visitamos, que eram gratuitos, o local de visitação das lagunas é pago (mais detakhes no final do post). Dentro deste parque há banheiros e uma trilha que passa próxima às lagoas. Ao fundo se via os vulcões Chiliques, Micanti e Miñiques quase que todo o tempo! Está área é protegida (Reserva Nacional Los Flamencos) porque diversas aves a usam como local de reprodução, entre elas a tagua cornuda.

Trilha do parque que nos leva as duas lagunas: os vulcões estão sempre presentes na paisagem

Laguna Miñiques e vulcão de mesmo nome ao fundo

Mais uma da laguna Miñiques: a beleza e as cores impressionam
Laguna Miscanti e Vulcão Miñiques ao fundo

Laguna Miscanti e o vulcão de mesmo nome
Mais uma dos vulcões, da trilha e da Laguna Miscanti



A última parada do trajeto foi no Trópico de Capricórnio, onde também observamos sua intersecção com a trilhas inca, que leva até a Bolívia, e até hoje é percorrida em parte por alguns povos do deserto em datas especiais.

Parada para fotos no Trópico de Capricórnio

Trópico de Capricórnio e sua intersecção com a Trilha Inca

Este ponto da estrada também é ptimo para a foto clássica no meio da pista...
...e, claro, para um salto :o

Ao final do passeio retornamos à San Pedro de Atacama onde nos juntamos com outros grupos que também faziam o passeio com FlaviaBia Expediciones para um delicioso almoço. :)


Grupos reunidos para o almoço

Salmão era o prato principal (para os alergicos havia frango)

Quanto custa


Tour para Pedras Vermelhas e Lagoas Altiplanicas com FlaviaBia Expediciones: $80.000 pesos chilenos (Fev/2017). Este valor incluiu o tour, transporte hotel-excursão-hotel, o café da manhã e o almoço. 

Entrada nas Lagunas Altiplanicas: $3.000 pesos chilenos (Fev/2017); há desconto para estudantes que apresentem carteira de estudante válida.

Foto panorâmica em Piedras Rojas para apreciar toda a boniteza do lugar



O que levar



Mesmo no verão as temperaturas são baixas no início da manhã estávamos a mais de 4.000m de altitude; leve casaco, luvas, gorro e vista meias e calça que protejam do frio. A medida que se aproxima o horário do almoço a temperatura vai aumentando e o casaco mais pesado, assim como as luvas e gorro poderão ser dispensados. Indico usar/levar também:

  • Ir com tênis ou botas para a caminhada na trilha das Lagunas Altiplanicas 
  • Boné ou chapéu
  • Protetor solar
  • Óculos de sol
  • Câmera fotográfica 
  • Água (1,5 a 2 litros)

Nariz, olhos e boca podem ficar bem ressecados neste passeio; levar algo para hidratá-los também é uma boa ideia. Lembre-se: você estará no deserto onde o clima é bem seco! Vento, sol e frio vão apenas intensificar o ressecamento.

Laguna Tuyajto em foto panorâmica


Sobre a empresa escolhida para este passeio


Minha experiência com a FlaviaBia Expediciones foi maravilhosa em todos os passeios que fiz com eles! Guias excelentes, motoristas experimentes, kit de primeiros socorros, pontualidade, boa comida e atendimento diferenciado são os pontos fortes. Os pontos de parada para visita e fotos também são administrados ao longo do passeio de maneira a evitar aglomerações com grupos de outras empresas, permitindo aproveitar ainda mais cada lugar. Eu super recomendo!

Entrei em contato com a Flávia ainda no Brasil e escolhi os tours que gostaria de fazer de acordo ao tempo que teria no Atacama. Paguei 15% do valor como sinal (em reais num deposito no Banco do Brasil) e o restante em pesos chilenos diretamente na agência FlaviaBia Expediciones no dia que cheguei em San Pedro de Atacama.

Para demonstrar o quanto gostei do serviço prestado, conversei com a Flávia, proprietária da empresa, e combinei que os leitores do blog, nossos seguidores no Instagram e Facebook terão desconto ao fechar seus passeios com ela. Não é demais? Para obter o desconto é só dizer que viram as referências da empresa FlaviaBia Expediciones aqui no Profissão Turista :)

Contato FlaviaBia Expediciones: contato@flaviabiaexpediciones.com

Laguna Miñiques e vulcão de mesmo nome ao fundo



Comentários

Postagens mais visitadas