Um passeio por La Rinconada - Santa Cruz de La Sierra, Bolívia

Por Natália Góes


Venho frequentemente à Santa Cruz de La Sierra há mais de um ano e só hoje fui conhecer La Rinconada, embora já estivesse de olho neste lugar há alguns meses. O lugar reúne um parque ecológico com mais de 400 espécies de plantas, complexo de recreação e restaurante, resultando em um lugar ideal para passear, relaxar e provar pratos típicos bolivianos em meio a opções mais tradicionais.

Laguna de La Rinconada
La Rinconada
La Rinconada
O ingresso que dá acesso à La Rinconada pode cobrir apenas um passeio pelo local, incluir o buffet no restaurante ou também incluir o acesso à várias piscinas que o local tem. No local também existe um pequeno aquário com variedade de peixes.

Uma das espécies do aquário

Restaurante em La Rinconada
Buffet de saladas
Buffet de pratos quentes
Bem no centro da área onde está o parque tem uma laguna cheia de carpas japonesas e vitórias régias, planta aquática típica da região amazônica que possui uma grande folha em forma de círculo e fica sobre a superfície da água. Estas vitórias-régias não são nativas de La Rinconada; foram trazidas em 2000 do departamento de Beni, na Bolívia, em 20 unidades que, após plantadas, apenas uma sobreviveu e produziu sementes que germinaram na primavera seguinte.

Mas não pense que a história das vitórias-régias começou apenas em 2000... o idealizador do lugar, Tonchi Ribeiro, viu pela primeira vez as vitórias-régias em uma viagem a Beni em 1984 e por elas se apaixonou. Foi quando decidiu criar um lugar em Santa Cruz para cultivá-las. Em 1999 se iniciaram as obras no local recém comprado e em 2000 a construção da laguna onde hoje elas estão. Uma bela história de amor a natureza e realização de um sonho. Toda esta história é contada no Museu da Hoja, que abriga a réplica da vitória-régia que atingiu 3,20 m de diâmetro em fevereiro de 2012, um recorde mundial.

Carpas japonesas na laguna
Laguna em La Rinconada
La Rinconada
Museu da Hoja e réplica da maior vitória-régia (3,20m), recorde mundial

Réplica da maior vitória-régia
Durante a minha visita as vitórias-régias estavam bem pequenas. Elas atingem seu maior tamanho no verão, e para vê-las grandes o indicado é visitar o parque no mês de janeiro.

Vitórias-régias ainda pequenas na laguna
O parque infantil é uma graça! Além dos brinquedos serem em forma de animais, também tem os gigantes verdes, que são grandes rostos feitos de plantas localizados na parte de trás do parque. Simplesmente lindo!

Parque infantil: destaque para as gangorras de sapo e para as faces de vegetação ao fundo
Um dos gigantes verdes
Mais alguns gigantes verdes
Os gigantes verdes que faltavam
As piscinas interligadas por pontes e tobogãs também são um charme! Tem piscinas de diferentes profundidades (sempre indicadas próximas às mesmas) para atender a todo tipo de público.

Uma das piscinas de La Rinconada
Acesso à piscina
Piscina infantil
Mais uma de parte da piscina
Definitivamente eu amei este lugar e já estou louca para voltar no verão! Espero que tenham gostado deste passeio.

Localização:

La Rinconada Restaurante Campestre
Km. 7 Camino a Porongo
Santa Cruz, Bolívia
Tel: (591+3) 322-1622


Valores e combinações das atrações em 18/06/2016

Até a próxima!

Natália

Comentários

Postagens mais visitadas