Não fique velho para conhecer Portugal!

Tivemos o enorme privilégio de compartilhar o roteiro de Lua de Mel da Lívia Freitas e do Luiz Felipe e nos deliciar com todos os lugares que eles passaram por Portugal! Aproveitem essas dicas incríveis! 

Um roteiro de 7 dias de Lisboa ao Porto

Por Lívia Freitas


Estive em Portugal em Abril/2015 como primeira parada da minha Lua de Mel. Vimos um país organizado e preparado para receber turistas, que na maioria tem mais idade. Mas acreditem, Portugal pode ser mais especial do que vocês imaginam! Além de ser uma viagem relativamente barata se comparada a outros países da Europa tem um charme único!

Dia 1: Chegada em Lisboa


Chegamos no aeroporto as 6h da manhã. Alugamos o carro pela Rentalcars.com, que nos jogou para uma empresa chamada interent. A empresa era tranquila, mas não tem guichê no aeroporto e tivemos que aguardar até as 8h para pegar o carro. Se for alugar, procure Europcar, Avis, Herzt e Budget pois o guichê é no aeroporto e abrem mais cedo.

Saindo de lá, pegamos a direção de Coimbra, paramos o carro na Praça da República, fomos até o centro de informações turísticas e rodamos a pé. A tradicional Universidade de Coimbra é realmente belíssima e tradicional. 2 horas foram suficientes para conhecer Coimbra.





Dali, seguimos até Mealhada, onde almoçamos no restaurante Pedro dos Leitões: leitões assados com batatas fritas e saladinha! Para acompanhar, espumante da casa: 5€ por 375ml.




Após o almoço, partimos para o Porto e fomos para o hotel descansar. Se fosse fazer novamente, não sairia de Lisboa para viajar, atravessamos um fuso de 4h e pegamos estrada, foi uma luta para nos manter acordados.

Chegando ao Porto, descansamos e fomos passear pela cidade até chegar ao restaurante LSD - Largo de São Domingos (Largo de Sao Domingos, 78) . Degustamos um bom vinho e pedimos uma tábua de queijos com compotas. Que delícia!




Passeamos pela Ribeira a noite e ali também tem bastante opção para jantar.



Dia 2: Dia de explorar o Porto


Como ficamos no Ibis e não tinha café da manhã incluído, resolvemos explorar a cidade e tomamos café em uma cafeteria bem simpática, dentre várias que tem no porto. Depois disso, fomos andar. No Porto se conhece tudo a pé. Paramos o carro num estacionamento conveniado do hotel e só pegamos quando saímos da cidade. Passamos pelo Mercado do Bolhão, que é o mercado municipal da cidade. Ali é o lugar para comprar todas as lembrancinhas de viagem, pois é bem mais barato que outros lugares turísticos. Toalhas típicas, rendadas são lindas e baratas!




Seguimos até a Câmara Municipal, descemos pela Av. dos Aliados e seguimos pela Rua dos Clérigos. Pegando a Rua das Carmelitas, encontramos a Livraria Lello que foi onde a JK Rowling se inspirou para escrever Harry Potter. Seu interior lembra muito a escada de Hogwarts.




Seguimos para a Reitoria da Universidade do Porto, Igreja das Carmelitas e depois para a Torre dos Clérigos. Lá, pagamos 3 euros para subir a torre e ter uma vista 360° da cidade. Vale a pena.




Começou a chover muito e decidimos comprar um ônibus turístico - Yellowline - e fizemos todo o percurso histórico para ter um overview da cidade, abrigados da chuva. Esse percurso faz o centro histórico, vai até o litoral e atravessa para vila nova de Gaia, que possui a vista mais bonita da cidade do Porto.



Depois do Tour, almoçamos no Café Santiago uma francesinha - prato típico do Porto, que tem inspiração no prato francês croq monsieur - mas que como toda comida portuguesa é muito mais encorpada. Tudo dentro de um sanduíche (linguiça, mortadela, presunto, salsicha fresca, um ovo estalado em cima, gratina com queijo, molho de tomate e cerveja) e batata frita para acompanhar. Comemos meio cada um e por isso deu para comer um pastel de nata na Casa das Tortas, na mesma rua! De comer rezando!






Depois fomos desgastar o almoço na Rua Santa Catarina, comprar umas lembranças e bolsas de cortiça - bem típica da região também.

Voltamos para o hotel para descansar e a noite jantamos no restaurante "A parte" (Rua das Flores, 46). O prato principal foi aqueles que comemos bem devagar para não acabar: bife de fillet com massa folheada, recheado com queijo da serra da estrela. Um pouco caro para a região, mas valeu a pena cada centavo!



Dia 3: Começamos o dia pela Estação São Bento...


... que é linda com seus azulejos históricos. De lá seguimos para a Igreja da Sé, que igreja maravilhosamente trabalhada!!!





Como o tour do ônibus no dia anterior incluía o passeio de barco, chegamos a ribeira e pegamos o barco de 12:30. Ele passeia pelo Douro e garante ótimas fotos!





Saindo dali, cruzamos a ponte a pé e chegamos à Vila Nova de Gaia, que é a cidade do outro lado do Rio Douro de se concentram as Caves de Vinho do Porto. Conhecemos a Porto Calen, mas na verdade, todas são muito parecidas e têm visitas a cada 30 min, e todas elas finalizam com uma degustação. Vale a pena comprar vinhos por lá.








À noite, fomos jantar no Café Magestic que fica na Rua Santa Catarina, bem próxima ao nosso hotel. O jantar foi maravilhoso: Pedi o prato do dia que era um polvo assado com batatas aos murros. Estava perfeito. De sobremesa, rabanada! Mas não é qualquer uma ... Com calda de ovos e amêndoas! Divina!




Dia 4: Saímos do hotel por volta de 9h e pegamos estrada rumo a Aveiro...



A cidade é uma graça, com seus canais e Moliceiros (parecido com as gôndolas de Veneza). Entramos numa padaria (e pode ser qualquer uma!) e comemos os autênticos ovos moles de Aveiro, que são uns docinhos com massa de hóstia recheados de creme de ovos.










Seguimos para o Santuário de Fátima. Valeu cada minuto pela energia daquele lugar. Que paz!






Seguimos então para a pequena cidadezinha de Óbidos, que é uma cidade construída no interior de uma muralha. Muito bonita e muito interessante! Seu principal castelo hoje é um Hotel. É típica pelos seus chocolates e doces!











Pegamos estrada rumo a Lisboa, e jantamos no restaurante Casa do Bacalhau (Rua do Grilo, 54), Um pouco longe do centro, mas sensacional !




Dia 5: Lisboa


Em Lisboa ficamos no Hotel Fenix Music, que tinha acabado de inaugurar. Recomendo pelo maravilhoso e completo café da manhã, como pelas instalações Hi-tec e o pessoal muito simpático.

Pela manhã, pegamos um Tuk-tuk e foi bem legal para passear por algumas áreas e alguns mirantes. Passeamos pelo Castelo de São Jorge, Igreja da Sé e as atrações turísticas da redondeza.









Na parte da tarde fomos até o Mosteiro dos Jerônimos, Monumento dos Descobrimentos e Torre de Belém. Lá você encontra os originais Pasteis de Belém (que fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos). Fica bem cheio, mas anda rapidinho se você comprar para levar. É sem dúvida o melhor Pastel de Belém de Portugal.







Dia 6: Fomos para a área nova de Lisboa...


Visitamos o Oceanário e passeamos pelo Parque das Nações. Almoçamos no restaurante Honorato, que é uma franquia de hambúrgueres artesanais, muito bom!












Seguimos para o bairro alto e por ali passeamos até o cair da tarde. Jantamos na Cervejaria Trindade, que tem um Chopp próprio, uma comida gostosa e um preço bom.







Dia 7: Muito próximo de Lisboa está a região de Sintra, que é cheia de palácios de veraneios! 


Tão lindos que você nem acredita! Passeamos de carro por ali e resolvemos conhecer o Palácio da Pena. Depois seguimos até o centrinho onde almoçamos.





Dali fomos até o Cabo da Roca que é o ponto de continente mais próximo ao Brasil. Tem um visual lindo!



Para finalizar, seguimos até a região praiana de Cascais, que é uma graça!




Foram 7 dias ótimos, com passeios muito legais e adequados ao tempo. Certamente voltarei para conhecer outras áreas e degustar essa gastronomia que eu amo de paixão!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lívia, agradecemos muito por ter compartilhado essas ótimas dicas com o Profissão Turista e ter nos deixado literalmente babando por Portugal!! Adoramos! Obrigada!

Comentários

  1. The best way to save money and find cheap truck/car is to do your research ahead of time.
    Get quotes in well before your moving date so that you have time to look around and book in advance.
    Most truck rental companies should be happy to help you out with any questions you may have.
    Find and compare the BEST Super carro republica dominicana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário por aqui :)

Postagens mais visitadas