Dicas da Colômbia - Cartagena, San Andrés e Bogotá

Nossa amiga e também apaixonada por viagens, Taísa Ferraz, selecionou as melhores dicas para quem quer curtir terras colombianas! Viaje nesse texto e se apaixone por esses lugares através dos clicks da Taísa!


Dicas da Colômbia - Cartagena, San Andrés e Bogotá


Por Taísa Ferraz
Instagram: @taisa_traveller



ROTEIRO: Cartagena (1º destino), San Andrés (2º destino) e Bogotá (3º destino).

CARTAGENA (4 dias):


  • Local para hospedagem: Hostel El Viajero é excelente! Fica na cidade antiga, no centro histórico de Cartagena, com ótima localização! É perto de vários restaurantes, bares, lojas, sorveterias, pontos turísticos, além de ter um supermercado no quarteirão, o que facilita se você quiser melhorar o seu café da manhã ou comprar alimentos para fazer um lanche. O café da manhã oferecido pelo hostel já está incluído na diária, mas é bem simples (pão, leite, café, sucrilhos, alguns biscoitos e frutas para quem acorda cedo). Fiquei em quarto coletivo, achei o dormitório amplo, espaçoso e limpo. O quarto possui ar condicionado e locker, além de um pequeno cofre para guardar objetos de valor. Os banheiros são separados dos dormitórios, e são bem limpos. Tem internet wifi gratuita, que funciona melhor na recepção, pois nos quartos a conexão oscila bastante. Todos os dias têm happy hour e, algumas vezes, com aulas de dança. Excelente hostel para fazer novas amizades, interagir e conhecer viajantes do mundo inteiro. Recomendo, inclusive, para quem está viajando sozinha, assim como eu. 

OBS.: Ao desembarcar no aeroporto, é só pegar um taxi até o hostel. Na época (agosto/2013), cobraram 10 mil pesos colombianos (ou 5 dólares), mas converse antes com o motorista do táxi, pois o preço é combinado, já que não tem taxímetro. O trajeto é rápido, vai demorar menos de 10 minutos para chegar até o hostel. É muito perto!

  • Câmbio: não levei cartão Visa Travel Money, levei apenas um cartão de crédito internacional. Em dinheiro, levei reais e dólares, mas troquei tudo por pesos colombianos no aeroporto de Bogotá (pois desembarquei primeiro em Bogotá e depois peguei uma conexão para Cartagena, meu primeiro destino). Atenção: no aeroporto o valor do peso colombiano é mais alto que no centro histórico da cidade de Cartagena. Portanto, recomendo trocar no aeroporto apenas um valor pequeno, suficiente para o táxi e depois troque o restante do dinheiro no centro de Cartagena. É só andar pelas ruas, que vão ter várias casas de câmbio no caminho. Não posso garantir se são confiáveis, pois não troquei meu dinheiro lá, mas o preço é bem melhor (isso eu pesquisei).

O QUE FAZER:

  • Visitar o Castelo San Felipe de Barajas: É lindo e muito interessante fazer o tour pelos túneis do castelo (visita guiada), mas não chegue muito tarde porque acho que fecha cedo! Eu comprei um passeio com o ônibus turístico (chivas ou rumbeiras) de Cartagena, e tem uma parada guiada no interior do castelo, então compensou, pois o ônibus passa por todos os pontos turísticos de Cartagena (exemplos: La Popa (antigo convento, com vista maravilhosa da cidade), Castelo San Felipe de Barajas, parte nova da cidade, centro histórico e mercado de artesanatos).
Castelo San Felipe de Barajas
Monumento a Los Zapatos Viejos (Castelo San Felipe de Barajas ao fundo da foto)
  • Alugar uma bicicleta: em frente ao hostel tem local de aluguel de bike e você pode dar a volta na cidade antiga/cidade murada! Andar sem rumo e se perder nas ruazinhas, que são lindas, coloridas e charmosas devido às casas coloniais e às varandas floridas que dão um toque especial ao passeio! Ou você pode fazer o passeio a pé mesmo, que também vale a pena! Ou pode fazer um passeio de charrete (mais romântico)! Depois pode ver o por do sol nas muralhas, tomar um sorvete, etc!
  • Tomar uma sangria no Café del Mar: no fim de tarde, pode tomar uma sangria (top) no Café del Mar, e apreciar o por do sol da muralha. O lugar é muito gostoso, embora um pouquinho caro.
  • Visitar Praça Santo Domingo: sentar a noite na Praça Santo Domingo pra tomar uma cerveja, drinks e comer alguma coisa. Programa de mineiro (tipo boteco) é uma delícia, além de ficar lotado! Tem várias opções de restaurantes e bares. Veja alguns aqui.
Praça Santo Domingo (dia chuvoso em Cartagena)
  • Visitar Praça San Pedro: tem a igreja com arquitetura barroca, que é muito bonita, e estátuas. Também é possível encontrar bons restaurantes e cafés nessa praça! Um passeio muito agradável!
Praça San Pedro
BALADAS: 

  • BABAR: muito top!!! Mais arrumadinha, toca música latina, dá mais gente local, o lugar é ótimo. OBS.: homem não pode entrar de bermuda e nem de chinelo!
  • TU CANDELA: fica na Praça do Relógio (Torre del Reloj), é mais descolada e toca muita música latina! OBS: fique atento, pois o ingresso de entrada dá direito a uma bebida, só percebi isso quando fui embora do local ... infelizmente! Rsrs!
  • MISTER BABILLA: balada top!! O local é grande, tem mesas e espaço suficiente para dançar. Toca música latina e outros estilos também. Dá muito gringo e o lugar é muito bacana! Público super animado!

PASSEIOS:

  • PLAYA DEL ROSARIO/ PLAYA BLANCA/ BARU: passeio de um dia, tipo bate-volta! Vale a pena porque é lá que você vai ver o mar do Caribe mesmo!! Bocagrande, que é a praia de Cartagena, não compensa ir, pois é muito feia, o mar também é feio, a areia é preta, então aproveite e passe o dia em Playa Blanca! O próprio hostel vende esse passeio, já tem a programação certa, com horário de ida e volta. Todos os passeios são de manhã, então tem que acordar cedo para não perder os passeios das praias, pois as balsas/barcos tem horário certo de saída. OBS.: Playa del Rosario tem o aquário, lá tem shows dos golfinhos.
Playa Blanca

  • ISLA EL CHOLON: achei TOP, a mais recomendada (AMEI)!!! Quando cheguei em Playa Blanca a praia estava lotada, cheia de crianças e vendedores ambulantes, e sem espaço para ficar tranquila na areia pegando um bronze. Então optei por pegar uma canoa e chegar até essa ilha, que é muito top! Na verdade, comprei o passeio que era até Playa Blanca, então tive que pagar um valor a mais para chegar até a Isla El Cholon. Na época, acho que paguei uns 270 mil pesos colombianos pra ir de canoa, porque o barco do passeio não te leva até lá! No meu caso, combinei com o homem da canoa, e agendamos um horário de retorno para Playa Blanca, para eu não perder o barco de volta para Cartagena (passeio que eu já havia pago). Mas El Cholon é uma ilha mais escondida, mais privativa, onde tem pessoas passeando de jet ski, além de ter muita lancha de luxo, sendo que todos colocam música alta e se divertem ali mesmo durante o dia. Tem um único bar/restaurante nessa ilha, você pode almoçar lá se quiser. Nessa ilha, as mesas e cadeiras são dentro do mar, com as respectivas cabanas, então se prepare para ficar o dia inteiro dentro do mar, e prepare o protetor solar também.
Isla El Cholon

Isla El Cholon

  • PRAIA DE MAJAGUA, CARTAGENA: não visitei, mas parece que o lugar é paradisíaco! Basta olhar uma foto no Google para ter uma noção da beleza dessa praia!

RESTAURANTES: 
A melhor parte, NÃO DEIXE DE EXPERIMENTAR ARROZ DE COCO!

  • CREPES & WAFFLES: TOP!!! Os melhores crepes, sobremesas saborosas e sorvetes deliciosos. Têm várias unidades: no bairro de Bocagrande tem mesas ao ar livre, ambiente muito aconchegante; na cidade histórica o restaurante também é uma delícia – OBS.: adorei todas as unidades!
  • SALOU: tem uns chips de banana, aliás, tudo na Colômbia é servido com chips de banana e arroz de coco!
  • EL SANTISSIMO: É O MELHOR RESTAURANTE DE CARTAGENA! Não é barato, mas vale cada centavo! É um menu degustação e tem bebida liberada, algo em torno de 120 reais! SIMPLESMENTE SENSACIONAL!
  • CEVICHERIA: imperdível pra quem curte um ceviche e uma comidinha diferente!
  • LA MULATA: restaurante simples, arrumadinho e muito aconchegante perto do hostel El Viajero (fica na rua paralela). O preço é excelente, ótimo custo benefício! A comida é incrível, muito boa mesmo! Vale a pena!
  • DELIZIE ITALIANE: ótima comida, bom atendimento e preço justo!
  • LA VITROLA: muito bom! Muito recomendado!

Bom, esses são os restaurantes que eu consegui lembrar! Mas lá você vai ver umas portas minúsculas, e, quando entrar, vai perceber que são restaurantes maravilhosos e gigantescos! E o melhor de tudo é o preço! É só entrar e descobrir!


SAN ANDRÉS (3 ou 4 dias):

Mar cristalino de San Andrés


OBS.: Viajei de Cartagena para San Andrés com a companhia aérea Avianca, que é colombiana mesmo. Excelente, gostei muito! Super recomendo!

OBS.: a reserva pode ser feita pelo site www.hostelworld.com ou pelo www.booking.com (pelo booking a reserva é grátis; já pelo hostelworld tem que pagar 10% antecipado e o restante deve ser pago, em dinheiro, direto no hostel, no momento do check-in). No hostel tem um bar no terraço, onde é servido o café da manhã, com uma vista espetacular para o mar do Caribe! A noite vira um barzinho para conhecer e encontrar a galera do hostel.

  • Se não quiser ficar em hostel, acho que o Hotel Casa Blanca é muito bom. Não fiquei hospedada lá, mas fui lá para almoçar. O restaurante é excelente, praticamente na beira da praia, a vista é maravilhosa e o local muito agradável!
  • Dica de compras: San Andrés é porto livre de impostos, então as mercadorias têm preço melhor do nos freeshops. Existem muitas lojas no centro comercial, muitas mesmo! Vale a pena comprar perfume e óculos. OBS.: cuidado com produtos falsificados.

RESTAURANTES:

  • DONDE FRANCESCA
  • RESTAURANTE DO HOTEL CASA BLANCA: a comida é ótima, muito saborosa, não deixe de experimentar além do arroz de coco, as bananas fritas tipo chips... sensancional!!!

PASSEIOS:

  • Primeiro de tudo: não deixe de alugar um carrinho de golfe para dar a volta na ilha! Não vai ficar muito caro, se você arrumar mais pessoas para dividir com você! Dá para fazer o passeio de carro e no caminho parar nas praias para conhecer o local e tirar fotos.
  • Se animar, tire uma manhã para fazer um mergulho de snorkel.
  • CAYO BOLIVAR: ilha deserta perto de San Andrés. O passeio é feito de barco, mas não tem todos os dias (acho que só 2 vezes por semana), então é bom verificar logo na chegada em San Andrés quais dias da semana vai ter passeio para essa ilha. É imperdível. Super recomendo.
  • JOHNNY CAY e EL ACUARIO: TOP demais! Recomendo! O passeio é conjugado, primeiro faz a visita ao aquário, e depois vai para Johnny Cay. No aquário natural (próprio mar) pode-se nadar com arraias enormes, fazer snorkel, e tirar belíssimas fotos, pois o lugar é deslumbrante! A cor da água é incrivelmente transparente e os vários tons de azul do mar deixam o passeio mais charmoso! OBS.: Dá para comprar o passeio do aquário e da praia de Johnny Cay para o mesmo dia, comprei no próprio hostel.
El Acuario

El Acuario

Johnny Cay

Johnny Cay

El Acuario

  • ROCKY CAY: TOP demais! Recomendo! É similar ao passeio de Johnny Cay. Visual maravilhoso!
  • ÔNIBUS TURÍSTICO (chivas ou rumbeiras): esse ônibus roda a ilha inteira, caso você não queira alugar o carrinho de golfe. O ônibus faz o trajeto da ilha completo, além de te levar em vários locais, sendo um deles com uma parada mais demorada, para nadar com os peixes (não lembro o nome desse local, mas é bem legal!)
  • MORGAN CAVE: é uma caverna do pirata, passeio meio sem graça! Nem entrei!


San Andrés é uma ilha minúscula e você vai ver tudo o que tem para fazer rapidamente!


BOGOTÁ (1 ou 2 dias):

  • Dica de ouro: Bogotá possui clima de montanha, então faz muito frio e, às vezes, cai uma chuvinha, a temperatura oscila entre 7ºC e 19ºC. Quando eu estive lá, em agosto/2013, a temperatura não ultrapassou os 11ºC, portanto, leve um casado bem quentinho para suportar o frio congelante de Bogotá!
  • Câmbio: no aeroporto tem casa de câmbio, mas a cotação é péssima! Troque dinheiro no aeroporto somente se for necessário.
  • Local para hospedagem: não fiquei hospedada em Bogotá nenhum dia, mas recebi a indicação para ficar no Hostel Destino Nomada.
  • Passeio imperdível: Cerro Monserrate
  • Balada TOP: ANDRES CARNE DE RES é um restaurante/balada muito famoso na Colômbia. Recomenda-se ir mais cedo para jantar e depois aproveitar a balada top! 

Obrigada, Taísa, por compartilhar conosco suas experiências!! =)

Comentários

  1. Olá, boa noite.

    Gostei muito do seu relato.

    EStava preocupada pois os roteiros geralmente começam por Bogotá e o meu começaria por Cartagena pois sairia mais barato. Achei o seu relato e acalmei o coração...rsrs

    Vou com meu esposo em maio deste ano. Saberia me dizer mais ou menos quanto gastou?

    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, estou querendo ir à san andres em julho/2017, porém quanto mais eu olho nos sites, a opinião do povo, mais eu desanimo, pois falam mal de todos os hoteis em geral, da infra estrutura, dos quartos, limpeza, bichos no quartos, comida ruim (sejá café da manhã, meia pensão ou all inclusive); gostaria de perguntar à vcs a opinião; e tambem saber se cartagena é assim tb? qual lugar recomendam mais, tanto pelas praias quanto pelas hospedagens?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde, estou querendo ir à san andres em julho/2017, porém quanto mais eu olho nos sites, a opinião do povo, mais eu desanimo, pois falam mal de todos os hoteis em geral, da infra estrutura, dos quartos, limpeza, bichos no quartos, comida ruim (sejá café da manhã, meia pensão ou all inclusive); gostaria de perguntar à vcs a opinião; e tambem saber se cartagena é assim tb? qual lugar recomendam mais, tanto pelas praias quanto pelas hospedagens?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde
    EStou pensamento em ir à Cartagena e San Andres em março de 2017. Consegue me dizer a média de gastos para este seu roteiro ? Tem algo que desabone o roteiro ??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Nossa, seu post caiu do céu, fiz o mesmo planejamento de dias e roteiro que vc, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. oi gostei do post, gostaria de saber se ir sozinha a uma viahem como essa se consegui diverti,ou os lugares de hostel a gente consegui diverti ? ou fazer amizade

    ResponderExcluir
  7. Estou indo para Cartagena final de junho e inicio de julho/2017. Alguém vai nessa mesma época e sozinho??

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas